SAÚDE

RN SAÚDE – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

SEGUIDORES DO LINK RN SAÚDE

sábado, 6 de agosto de 2016

DR. ODILON GUEDES DA SILVA



Odilon Guedes da Silva nasceu em Flores, nome anterior de Florânia, no sertão do Seridó, a 6 de abril de 1911, sendo filho de Francisco Cícero da Silva, do Caicó, e de Maria Francisca Borges, paraibana, agricultores e criadores. Quatro foram os seus irmãos que chegaram à idade adulta e 10 os que ficaram na beira dos caminhos da infância.
Os seus primeiros estudos foram feitos em sua cidade de nascimento continuando-os depois no seminário de João Pessoa e, mais na frente, no de Natal. Deixando de lado a possibilidade de vir a ser padre, matriculou-se no Colégio Santo Antônio e, mais tarde, no Atheneu Norte-Riograndense onde concluiu o curso secundário. Àquele tempo, fez o “Tiro de Guerra 18” durante a Revolução de 1930, prestando serviço de “guarda às casas”. Em seguida, embarcou para Recife onde colou grau em Medicina, no dia 8 de dezembro de 1938.
Com o canudo de médico debaixo do braço, regressou à sua terra natal dando início ao exercício da sua profissão como clínico e ginecologista e parteiro. No dia 15 de agosto de 1939 se transferiu para Acari onde fixou residência e onde começou o seu trabalho que, pouco a pouco, se estendeu aos então distritos de Carnaúba dos Dantas e Cruzeta.
Em 1941, casou com Iracema Galvão, descendente de tradicionais famílias sertanejas e de cuja união nasceram 2 filhos. No ano seguinte - 1942 – na vigência da II Guerra Mundial, foi convocado para servir no 7º Batalhão de Engenharia onde encontro Creso Bezerra, Esmeraldo Siqueira, Múcio Galvão, João Machado e Abílio Medeiros. Após esse período, voltou a Acari, a terra a quem tanto amava e, em 1944 por decreto de 21 de julho assinado por Getúlio Vargas, foi nomeado 2º Tenente da Reserva da 2ª Classe.
Aos 14 dias do mês de setembro de 1951 – uma sexta feira -, inaugurou a Maternidade de Acari que por longo tempo serviria à região, em prédio próprio, amplo e moderno, graças aos seus esforços junto às autoridades de Governo e graças, sobretudo, ao apoio decidido da população.
No seu trabalho assistiu aos mais carentes, serviu à Fundação SESP, atendeu em Carnaúba dos Dantas e em Cruzeta e, durante a construção do Gargalheira, prestou assistência aos funcionários do DNOCS, aos seus familiares e ao operariado da obra até ser substituído pelo Dr. Mariano Coelho.
Elogio feito pelo Acad. Prof. Dr. Paulo Bezerra ao patrono de sua cadeira, o Dr. Odilon Guedes da Silva, em sessão solene da Academia de Medicina do RGN, no dia 8 de junho de 1999, no auditório da Associação Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A MEDICINA É UMA DAS CARREIRAS MAIS IMPORTANTES E UMA DAS QUE EXIGEM O ESPIRITO DE ABNEGAÇÃO ANTES DE QUALQUER SONHO DE FORTUNA. O MÉDICO TEM UM GRANDIOSO PAPEL A DESEMPENHAR PERANTE A SOCIEDADE. ESTE VAI FECHAR FERIDAS, FORTALECECER O COMBALIDO, SALVAR UMA EXISTÊNCIA. APÓS LONGOS ESTUDOS, APÓS UM SOLENE JURAMENTO, EI-LO EM SUA ATIVIDADE, ORA SERVINDO NUM HOSPITAL ONDE SUA PACIÊNCIA TEM DE SER BENEDITINA PARA ATENDER A TANTOS QUE O PROCURAM COM A FETIDEZ DE SUAS CHAGAS, COM MOLÉSTIAS CONTAGIOSAS, COM ACHAQUES ESQUISITOS, COM OS MEMBROS FRATURADOS, COM A VIDA NO ÚLTIMO ALENTO

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 66 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
AMIGO DE TODAS ÀS HORAS

RN SAUDE

RN SAUDE
PORTAL TERRAS POTIGUARES NEW2S

Minha lista de blogs